QUEM SOMOS

Coordenação

Leonardo Marques
Graduado em Desenho Industrial. Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisador de Ergonomia na área de IHC (Interação Humano Computador). Articulista em vários congressos de IHC e autor de capítulos sobre tecnologia em livros. Escreveu diversos capítulos e revistas e livros e organizou um livro de Técnicas de Pesquisa em Design É professor RTI da ESPM e leciona na graduação e pós-graduação da Instituição. Também é professor é orientador do mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa. Coordenou o laboratório de Mestrado LAB3i. Desenvolveu pesquisa no Centro de Alto Estudos da ESPM. Atualmente é coordenador do curso de Design da ESPM Rio. Coordena o projeto do LAB3i de Mapeamento da Economia Criativa da Cidade do Rio de Janeiro.
http://lattes.cnpq.br/8226912747072221


Pesquisadores

Luiz Cavalheiros
Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Pós-Graduado em Arte e Filosofia pela PUC-RJ (2006). Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getulio Vargas (2017). Diretor de Arte com passagem pelas principais agências do mercado, como NBS, Ogilvy e JWT. Foi Diretor de Criação da DM9/DDB do Rio de Janeiro. Artista plástico com diversas exposições no Brasil e exterior. Atualmente é professor da graduação do cursos de Publicidade e coordenador do núcleo de extensão de publicidade da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM), além de professor dos MBA de Gestão do Entretenimento e do MBA de Big Data da mesma instituição. É sócio proprietário da Parangolé do Saber, empresa de desenvolvimento de pessoas e organizações privilegiando a diversidade.
http://lattes.cnpq.br/9603883513362087


Eliana Formiga
Possui graduação em Curso de Desenho Industrial pela ESDI-Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), curso de especialista em 2000 em Desenvolvimento para Alta Gerência na UniverCidade com ênfase em Marketing, mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado na linha de pesquisa de Ergonomia Informacional na PUC-Rio. Foi coordenadora do curso de Design da ESPM-Rio de Janeiro de 2005 a 31-01-2017. Atualmente é professora titular II do curso de Design da ESPM – Rio, regime integral de 40 horas, pesquisadora e professora do curso de mestrado profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: compreensibilidade, pictogramas, informacional, ergonomia e símbolos e na área de Comunicação Visual atuando em Identidade Visual, Embalagem e Editorial.
http://lattes.cnpq.br/0699003375508032


Marcus Tavares
Jornalista e professor. Doutor em Educação pela PUC-Rio (2013). Mestre em Educação pela UniRio (2007). Possui graduação em Ciências Sociais e em Comunicação Social. É professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio) e da FAETEC (Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch). É Gerente de Formação de Professores da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto/TV ESCOLA. Escreve para o Jornal O DIA (desde 2005). É pesquisador associado do Grupo de Educação e Mídia da Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Áreas de interesse: comunicação, educação, mídia, crianças e jovens, audiovisual.
http://lattes.cnpq.br/9955931220158711


Vinicius Carvalho
Mestre em Gestão da Economia Criativa (2017) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro. Especialista em TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica (2013) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Marketing Digital (2008) pela ESPM-Rio. Graduado em Jornalismo (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor dos cursos de Jornalismo, Design e Cinema da ESPM-Rio. Coordenador do Portal de Jornalismo da ESPM-Rio. Como pesquisador, integra o Grupo de Pesquisa registrado no CNPq: LAB3i da ESPM-Rio. Foi editor e finalizador de produtos audiovisuais jornalísticos e de entretenimento na Rede Globo de 2005 a 2018. Montador audiovisual freelancer com experiência em cinema e tecnologias da informação e comunicação.
http://lattes.cnpq.br/4916633446945835


Leonardo Mancini
Mestre em Gestão da Informação pela Sciences Po Paris (revalidado como Mestrado em Administração pela Coppead – UFRJ) e em Comunicação pela UERJ, graduado em Jornalismo pela UFRJ, atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, coordenador da Pós-Graduação em Jornalismo Investigativo da ESPM Rio e Chefe do Departamento de Comunicação Teórica e Aplicada da ESPM Rio.
http://lattes.cnpq.br/8091160100383675