Escritórios de Design

Análise de concentração de empresas na área da Cidade do Rio de Janeiro

O primeiro levantamento feito por empresas médias e pequenas nos mostra a grande afluência dos escritórios de design na Zona Sul da cidade com ênfase no bairro de Botafogo. Logo em seguida os bairros da Gávea e Jardim Botânico têm números bastante expressivos, seguidos de Laranjeiras e Copacabana.

Fonte dados para mapa: Janela Publicitária e Relatório APEX/CBD

O número de escritórios de design no Centro da cidade, antes tão disputado, vem decaindo. Com a facilidade da Internet e do transporte por metrô além de muitas empresas mudando para outros bairros, os profissionais estão dando preferência a trabalhar perto de casa ou em espaços mais agradáveis, às vezes subdividindo uma casa com empresas complementares como agências de comunicação e publicidade. Na Zona Oeste, a Barra da Tijuca expressa outro movimento de migração que pode ser entendido pelo grande número de empresas fixadas próximas além da oferta de espaços modernos e amplos.

Também o fato de profissionais residentes no próprio bairro ou em outros vizinhos facilita sua locomoção, fator primordial levado em consideração atualmente. Outros bairros da Zona Oeste não têm números expressivos de escritórios. A Zona Norte tem escritórios pulverizados sem densidade expressiva. No panorama geral existe cada vez mais um número grande de empresas MEI situadas nas residências dos próprios profissionais, expressando o problema do alto custo de infraestrutura que os designers não estão podendo arcar.

DSc. Eliana Formiga
Designer e Pesquisadora LAB3i