Agências de Comunicação Corporativa

Análise de concentração de empresas na área da Cidade do Rio de Janeiro

Considerando o levantamento realizado, pode-se perceber uma concentração das agências de comunicação corporativa, que são os atores mais relevantes no mercado de serviços de comunicação, no Centro e na Zona Sul do Rio de Janeiro. Essa distribuição pode ser explicada pela localização das maiores empresas contratantes, que se encontram, em sua maioria, nessas regiões. Podemos perceber, ainda, um número crescente de agências na Barra da Tijuca, uma região que ganhou muita importância econômica nos últimos anos e, consequentemente, atraiu muitas sedes de empresas.

Fonte dados para mapa: Janela Publictária

No entanto, é preciso que se ressalte a pulverização dos prestadores de serviços de comunicação. Há uma quantidade relevante de empresas pequenas, com poucos funcionários, ou mesmo profissionais autônomos que estão espalhados pela cidade e, por seu número e por uma informalidade crescente, são muito dificilmente identificáveis.

Leonardo Mancini
Jornalista e Pesquisador do LAB3i